Boletim 24Horas
Veja conteúdos exclusivos no nosso TikTok @Boletim24Horas Apoie seu direito de ser informado, apoie nosso trabalho pelo pix

Preso, líder da oposição vence eleição a presidente de Senegal

Grupo NCN+

 

10 dias antes das eleições, Bassirou Diomaye Faye estava preso. Agora, é o presidente mais jovem do continente africano. O Conselho Constitucional senegalês proclamou nesta sexta-feira (28) que o líder de oposição foi o vencedor do escrutínio do último domingo (24). Faye obteve 54,2% dos votos contra 35,7% de Amadou Ba, atual premiê e candidato da situação.

Com 44 anos, Bassirou Diomaye Faye foi apoiado por Ousmane Sonko, principal líder da oposição. Sonko tentou se candidatar, mas também estava preso. Ambos os oposicionistas estavam sob custódia pelos crimes de 'subversão da juventude'. 

A eleição presidencial ocorreu com um mês de atraso. O então presidente Macky Sall tentou adiar o pleito em 10 meses, mas foi impedido pelo Supremo Tribunal senegalês. O político ficou no poder por seis anos e tomou medidas classificadas como autoritárias. Muitos opositores foram presos e emissoras de rádio e TV foram fechadas. Ele deixou o cargo em 2 de abril em meio a enormes protestos contra as investidas antidemocráticas de Sall.

Compartilhe: